terça-feira, 8 de maio de 2012

Sociologia

Se você está no ensino médio, e não entende por qual motivo está estudando Sociologia, eu recomendo este livro:
Sociologia para jovens do século XXI- Luiz Fernandes de Oliveira e Ricardo Cesar Rocha da costa


Embora a capa do livro pareça ser livro de "velho", quando você começar a lê-lo irá perceber que este é um livro que todos os jovens e adolescentes modernos deveriam ler. Sabemos que o hábito da leitura no Brasil, é de um nível muitíssimo baixo.

Se eu te perguntar: Quantos livros você lê por semana? (você vai rir!) então, eu te ajudo e digo: tudo bem! Quantos livros você lê por mês? (você ainda continua a rir). Serei agora extremamente bonzinho: QUANTOS LIVROS VOCÊ LÊ POR ANO? (agora eu já não sei se você vai rir, ou dizer: não achei mais graça! -kkkk, quem riu agora fui eu!)

Bom, é neste momento que percebemos, caramba e agora?! o que devo fazer pra ser alguém na vida, ter minha própria casa, meu próprio dinheiro, não depender de ninguém e ser livre?! Deixo uma dica: ESTUDE!

O mercado de Trabalho está cada vez mais competitivo, e é necessário que você se destaque dentre os demais.
Deixarei aqui um exemplo de vida (o meu): Quando tinha 16 anos, eu já estava na faculdade cursando o 1° período de Direito. Abriu-se uma vaga de estágio para se trabalhar na Câmara de Conciliação, Mediação e arbitragem de conflitos, do Núcleo de Prática Jurídica, das Faculdades Integradas Barros melo -(AESO).

Eu decidi, me inscrever para tentar adquirir a única vaga disponível nessa 1° seleção. Dias depois, descobri que fui convocado para uma entrevista, que seria a 2° e última seleção dos candidatos, para ocupar um cargo designado. Fui. Mas, como se preparar para se sair bem em uma boa entrevista de emprego? e além do mais, seria minha primeira entrevista! o nervosismo ficou inerente em mim (rsrs).

Mas, tomei toda coragem do mundo e fui. Na entrevista descobri que eu estava concorrendo com outras pessoas que estavam no 3°, 4°, e 6° período. Observação básica: estava no 1°!!!!!
Mesmo assim não desisti, enfrentei tudo e FUI!

Na entrevista...pude executar tudo o que aprendi em minha carreira estudantil (colegial) e a carreira que tinha começado há pouquíssimo tempo (acadêmica). Educação, respeito, seriedade, compromisso, aspiração pela vaga, essas foram algumas das características que me diferenciaram dos demais candidatos.

Usei palavras rebuscadas (palavras "inteligentes", tais como: Preâmbulo, que significa: início; lograr, que significa: obter; etc.), evitei a prolixidade (falar de mais- uma coisa que poderia ser falada em 1 minuto falar em 10- Isso é muito ruim para o candidato. Deve ele ser firme, objetivo e rápido), fui coeso e coerente em tudo aquilo que falei.

Em tal ponto que a Senhora, que agora é minha grande amiga: Vianeide (esse é o nome dela), ter dito à mim: Gostei muito dessa entrevista, espero que você consiga ocupar a vaga, estarei torcendo por você! E não deu outra dentro de dois dias fui chamado para exercer o cargo.

Bom chega de falar de mim, comentei sobre isso, para mostrar o quanto é importante a leitura, a dedicação aos estudos, e o compromisso com os livros para o nosso futuro!

Voltando para o livro que citei, é um livro de fácil compreensão que te ajudará em vários aspectos. Os dois primeiros capítulos, são centralizados em mostrar ao estudante o quanto que a sociologia é importante e boa para o desenvolvimento humanístico, racional e crítico, dentre outros pontos. De uma perspectiva dinâmica usando fatos da vida cotidiana. EU, garanto que você vai RIR muiiito, lendo este livro!

-É importante a leitura deste livro para quem pretende fazer: ENEM, ou qualquer outro vestibular, é um livro rico em fatos históricos, sociais, econômicos e ideológicos, e suas designadas explicações. Fará você adicionar novos vocabulários ao seu léxico, ter conhecimento de fatos importantes que podem ser usados em redações. E acima de tudo mudará sua visão diante da sociedade.

Já se você já está no Meio Acadêmico (ensino superior).
Recomendo:

Introdução à Sociologia- Sebastião Vila Nova.


Fala-se muito de Émile Durkhein (o reconhecido como pai da sociologia), Fato social, Ação Social,Norma e Regra, Status, Self, Cultura, dentre tantos e tantos outros conceitos que são aprofundados e estudados nesse livro. Que mais uma vez irá ampliar sua visão perante o homem e o individuo coletivo em suas relações intersubjetivas.

Lucas Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário